Tarecos!!

Padrão

Por Luceska

Aêee pípol! Tudo belezau por aí?!

Ontem amanheci com uma vontade enoooorme de comer tarecos! Minha mãe fazia uns que putz, era demais, só me lembra minha doce infância pelas ruas de Paulista/PE… ai ai saudades da infância gente aheuhauhe é tão bom né?!

Então, o que eu fiz? Liguei pra ela oras! Mas aí que está… não consegui falar com mamis, e minha agunia foi tamanha que fui ver na net como danado fazia tarecos! Achei poucas receitas, algumas diferentes, mas quase nenhuma trazia a receita originalmente nordestina do tareco… pois sabia que era só ovos, trigo e açúcar! Até que enfim achei no site do Receitáculo e amei.

Pois então, vamos fazer tarecos? é assim:

  • 6 ovos
  • 250g de açúcar (1 xícara cheia + 1 colher)
  • 250g de trigo (2 xícaras + 1 colher rasa)

Bata as claras em neve, depois vá adicionando as gemas e o açúcar sempre batendo, por fim o trigo peineirado. Bater até ficar uma massa homogênea e lisinha, daí você unta uma forma, com manteiga e trigo, e com uma colher de sobremesa vá colocando na forma a massa, como se fosse “pingar”. Daí é só colocar no forno, que já deve estar pré-aquecido. Deixar sempre o forno no mais baixo que puder, os tarecos estarão bons quando estiver ficando douradinhos. Eu gosto quando ficam dourado nas bordas e o meio esbranquiçado hmmm delícia…

Obs1: eles assam um pouco rápido, fica de olhoooo! Minha gente, confesso que o 1º tabuleiro eu queimei hihihi, mas daí quando vi já era… Fica de olho, ok?!

Obs2: A massa dá pra muitos tarecos, então se quiser fazer pouquinho, faz a metade da quantidade de ingredientes… essa foto aí abaixo no pote é o que deu, fora a 1º fornada que queimei (uhó) e tbm a última fornada que comi hauehuahue

Ele Fica molinho assim que sai do forno, mas não se preocupe, que quando vai esfriando vão endurecendo e ficando bem crocante! Mas atenção, guarde-os assim que esfriar em potes herméticos para não ficar murcho, guardando assim, ele permanecerá crocante por alguns dias!

Agora um pouco do que achei no Wikipédia: tareco é um pequeno biscoito de consistência firme, feito de farinha de trigo, ovos e açúcar. A massa é pingada na fôrma antes de assar dando-lhe um formato discóide. O tareco faz parte da cultura popular na na região Nordeste desde muito tempo. Argumenta-se que sua origem provavelmente se deu no estado de Pernambuco, tendo se espalhado para o restante do Nordeste brasileiro. Sua presença é notada em músicas e poemas de autores nordestinos a exemplo da canção Tareco e Mariola feita por Petrucio Amorim. No estado da Bahia é conhecido como biscoito Paciência.

E agora com vocês, a famosa música do conterrâneo Petrúcio Amorim, na voz do Flávio José! Solta o som e curte o tarequinho crocante com um cafézinho num fim de tarde é shooow!

Bjoo,

Anúncios

»

  1. Juro que minha vida será melhor depois desse post! sabe pq? pq DESDE q eu casei meu marido, o Alvan, me pede pra eu fazer Tareco, pq ele é louco e eu não sabia fazer! Confesso que nuncaaaa procurei por pura preguiça, e por achar que fosse mais dificil! hihihhi
    Amiga, fiquei bege quando vi que é fácil assim! :O
    Alvan vai me amar mais depois dessa! kkkkkkkkkkkk

    Amanda

  2. Pingback: Eu Fiz: Torta de Arroz e Tarecos by Aninha! « Blog das Zefinhas!

  3. Os que eu costumo comer são aqueles compridinhos e mais grossos e com açucar por cima . mais eu vou testar essa receita . a foto tá deixando todo mundo do blog com água na boca Hehehe’ nunca fiz . espero que eu dêe conta! AHSUSHAUSUHAHSAU’

  4. Eu fiz e ficou delíciaaaaa,mais queria saber algum truque que deixe ele mais fofo,pois comi uma vez numa padaria perto da minha casa e ele dissolve na boca.Queria que os meus ficassem assim tmb.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s