Salada de “Pseudo” Bacalhau com Grão de Bico

Padrão

Por Luceska

Oláaaaa!!!

Minha gente a receitinha de hoje já é uma mega dica pros festejos de fim de ano hein?! Cai suuuper bem, tanto numa ceia de natal, quanto pro réveillon!!!

Olha só, primeiramente deixa eu explicar o porque do “pseudo” bacalhau, tipo asséam aqui em Belém eu não encontrei bacalhau num preço legal não, nada menos que a bagatela de R$ 46 o kg oi?! Isso ainda não dá no meu pequeno e humilde bolsinho ahahah entãaao, eu lá na pratileira de peixes, triste e desconsolada namorando um mega bacalhau lindíssimo, um pedacinho de nada, por quase 20 reais… não, não dava né? Até que surgiu uma luz no fim do túnel, e eis que na ala pobre reacendeu minha alegria, e vi um “peixe salgado tipo bacalhau” por apenas R$ 20 o kg, ahahahah não resisti, taquei-o dentro do carrinho (gastei 7 reais) e vim pra casa feliz e saltitante!! Uhuu E digo logo: NÃO deixa nada a desejar ao bacalhau “original”, ficou o mesmo gostinho, super super!

Agora deixemos de blá blá blá e vamos ao que interessa, pra fazer a delicinha você vai precisar de:

  • 300g de “peixe salgado tipo bacalhau” ou p/ os rycos: o próprio bacalhau kkkkkkk
  • 1 copo cheio de grão de bico cozido
  • 1 tomate em tiras finas
  • 1 pimentão pequeno em tiras – usei o da cor creme
  • 1 cebola picada em cubos
  • Alho a gosto
  • Azeite a gosto
  • 1 colher (sopa) cheia de manteiga
  • 1 batata grande cortada em cubos grandes e cozida “al dente”
  • Azeitonas verdes a gosto
  • 1 copo de Requeijão ou iogurte natural (opcional)

Como faz?

Primeiro de tudo: para o grão de bico, você tem que deixá-lo de molho por cerca de 6h, como fiz pro jantar, pela manhã coloquei numa vasilha com água e deixei lá descansando. De vez em quando vá dando uma olhada, porque ele “suga” a água e vai inchando, daí vai adicionando mais água. Outra coisa é que com o tempo, o grão vai ficando mais molinho, há quem prefira tirar a pele, eu sinceramente não tenho paciência de fazer isso não, mas na foto aí abaixo mostrei como é com e sem pele (não vejo muita necessidade, mas se quiser, solta a música, pense na vida e vai fundo descascando os grãos de bico! Hehehe). Em outra vasilha, coloque o peixe na água pra dessalgar no mesmo tempo do grão.

Depois do período de descanso do grão de bico, coloque-os na panela de pressão, cubra com água, coloque sal a gosto, tampe e deixa lá por cerca de 30min depois que começar a xiar.

Noutra panela coloque as batatas, sal a gosto e cozinhe, mas deixando al dente.

Lave, escorra e desfie (com as mãos mesmo) o peixe. Numa panela coloque a cebola, o alho a manteiga e azeite e deixa dourar, depois joga o peixe refoga e adiciona o tomate e o pimentão e deixa refogar por mais uns 5 min dando umas mexidinhas pra não grudar. Em seguida coloca as batatas, o grão de bico, azeitonas e regue com azeite. Mexa tudo e já está pronto, porém se quiser dá uma “liga” mistura o requeijão, no meu caso que não tinha o requeijão em casa, usei o iogurte natural e ficou beleza! 😉

Dica1: De preferencia não use mt sal no grão de bico e na batata, pois como o peixe já tem sal, daí não corre o risco de salgar a comida toda.

Dica2: Se tiver maçã em casa, aconselho a colocar também, fica muuuuito legal, o docinho e a crocancia da maçã dá todo um tcham!

E aí, vamos arrasar no final do ano?! Mais receitinhas virão… espero que tenham gostado!

Bjoo

»

  1. Eu vou confessar uma coisa: não aguento ver essa foto que minha boca encheeee de água! hahuah
    Não sei pq, eu nem sou tãooo fã de Bacalhau ( acho que é pq eh tao caro) ahahaha, mas essa receita ta tão suculente amiga! Eu queria tanto ser tua vizinha 😦 magina? O tanto que vai e vem que seria? kkkkkkkkkk
    Amanda

  2. Pingback: Coelhinho da páscoa que trazes pra mim… « Blog das Zefinhas!

Deixe um comentário

