Cozido ( e pirão) de carne!

Padrão

Por Amanda

Olá amiguinhas (os) !  Já falei por aqui que minha família veio passar final de ano comigo né? E claro, eu não poderia deixar de obrigar pedir com muito carinho, para minha vovó, que ela me ensinasse a fazer um Pirão de Carne digno de terras Pernambucanas….hahaha Vocês acreditam que eu NÃO sabia fazer um cozido de carne? =/ Uma vergonha né? Uma desmoralização! Mas é verdade! Aliás, na verdade verdadeira, eu ATÉ sabia, pq o cozido de carne, é mesmo uma carne de panela, com muitos legumes e com um pouco mais de caldo, para poder fazer o pirão….massss, eu ACHAVA que o tal do cozido, era uma coisa mais elaborada..eheheh Então, fui iludida pela minha leseira, e nunca tinha feito, por achar que não sabia….copiou? kkkkkkkkkk Então, a véia ( minha vó, carinhosamente chamada assim pelos netos), me ensinou e num foi que eu aprendi!? :O Na verdade, era pra eu ter tirado foto do dela, mas no dia, ela acordou cedo, fez o pirão, e eu acordei super tarde nesse dia, tipo assim, na hora do almoço! kkkkk Não gente, eu não estava me aproveitando da vovó fazendo o almoço…imagina! kkkkk Devo confessar que o dela tava mais gostoso que o meu ( oia a babação), mas é verdade! Acho que a experiência é um tempero também né? Então, esse foi meu PRIMEIRO pirão…

Bemmmmmmmmmmmm, deixa eu dizer com MUITXO orgulho, como faz um Cozido de Carne e um Pirão, um prato típico nordestino, e DELICIOSO!

O cozido Original, é feito com Chambaril, um corte de carne de boi, mas eu fiz com Músculo, por ser uma carne mais magra ( pois o chambaril é bemmm gordurosa). Eu comprei um prato de cortes pequenos de Músculo. Vamos lá, vou ensinar o pirão ( oiaaa pra isso!)

Você vai precisar de:

  • 1 prato de cortes pequenos de músculo de boi ( se quiser fazer “na moral” mesmo, fique avonts e coloque chambaril!)
  • Temperos ( cominho, coloral, pimenta do reino, sal, alho e o mais que você preferir)
  • 1 caldo Knoor de carne
  • 1 cenoura grande
  • 2 batatas grandes
  • 1 cebola
  • 1 pedaço de pimentão verde ( eu também usei vermelho, fique avonts mesmo, eu não tinha tomate aqui, mas é bom colocar)
  • Salsinha à gosto
  • Óleo ou azeite para refogar a carne.
  • Sal
  • Farinha de mandioca ( pra fazer o pirão)

Modo de preparo:

Primeiro você vai refogar a carne nos temperos e na cebola. Quando tiver bem refogadinha, coloque cerca de 4 dedos de água e coloque na pressão por mais ou menos 20 min ( pra carne ficar bemmm macia). Depois que você tirar a panela da pressão, e a carne tiver bem cozida, coloque o caldo Knoor de carne, a cenoura e a batata cortadas, em pedaços grandes, o sal, a salsinha e os pimentões cortadinhos. Coloque um pouco mais de água ( pra poder fazer o pirão, tem que ter uma quantidade boa de caldo). Deixe lá apurando, se precisar, coloque um pouco mais de coloral pra não ficar com aspecto de água de salsicha! ahahah. Pronto, depois é só esperar apurar o gosto e os legumes ficarem cozidos. Bem,agora vamos para a parte do pirão: tire o caldo que você vai precisar para fazer o pirão, espere esfriar ( se colocar a farinha no caldo ainda muito quente, vai embolotar tudo ). Quando tiver frio, ligue o fogo, e numa panela à parte, vá colocando a farinha de mandioca bemmmm devagar e mexendo SEMPRE! Quando ficar um creme, comece a mexer bastante e não coloque mais farinha! Vá mexendo para a farinha cozinhar! Quando você sentir dentro de você que está bom, pronto! Sirva com arroz branco! 😀

Anúncios

»

  1. Pingback: …e o Zefinhas completa 1 aninho de guloseimas!!! « Blog das Zefinhas!

  2. muito boa essa receita fiz para uns colegas aqui em portugal e eles gostaram muito, foi muito gratificante mostra a culinaria do meu nordeste ao portuga .obrigado zefinha.

  3. acho que as mulheres moder não sabem faser nada. sou homen mas desde os 18 anos que sei faser isto.. pois afinal não tem misterio nemhum.
    isto é preguiça e falta de interesse. mulheres são as antiga tempo da minha mãe e avó.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s