Arquivo mensal: abril 2011

Pavê de Chocolate Crocante!!!

Padrão

Por Lu

Gente hoje eu não vou falar nada… porque tipo, essa sobremesa que meu cunhadinho querido e amado, Tibério (irmão do maridón!) enviou pra gente é simplesmente de ba-baaaaar!

A delicinha foi feita por ele e pelo amigo Denis, que olha… merecem parabéns viu! Sério mesmo,esse pavê deve ser um pecado…mas pense num pecado gostoso de se cometer!

Vamos direto ao ponto porque o babado é forte, segue a receita!

Ingredientes:

Para a base do pavê:

  • 20 pés-de-moleque triturados

Para o chocolate:

  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida da lata, só que com leite
  • 4 gemas
  • meia colher de sopa de maisena
  • 5 colheres de chocolate em pó (aqueles que é 50% de cacau)

Para o chantilly:

  • 4 claras em neve
  • 6 colheres de açúcar
  • 1 lata de creme de leite

Cobertura:

  • Ovomaltine

Como fazer:

Triture os 20 pés-de-moleque no liquidificador (pode mandar bala, num vai quebrar o liquidificador, mas, coloque de pouco :P). Reserve.
Numa panela, acrescente o leite condensado, a mesma medida da lata/caixa só que com leite, as 4 gemas, a meia colher de maisena e as 5 colheres do chocolate em pó. No começo, parece que num vai misturar, mas, vá com fé que mistura tudo sim. Amasse as bolinhas que vão se formando e lembre sempre do fogo baixo. Feito isso, deixe esfriando na panela.

Na panela da batedeira, bata as claras até ficar em ponto de neve, depois acrescente, aos poucos, o açúcar e vá batendo até que todo o açúcar seja homogeneizado. Após isso, desligue a batedeira e misture, delicadamente (bem delicado mesmo) o creme de leite (se misturar de qualquer jeito, ele perde a cremosidade característica dele).

Montagem:

Coloque os pés-de-moleque triturados na forma refratária sem precisar amassar, vá moldando com uma colher e deixe tudo na mesma altura. Em seguida, faça uma pequena camada com o chantilly, depois coloque todo o chocolate e espalhe . Feito isso, basta colocar a quantidade restante do chantilly por cima. Pronto, agora, você pega Ovomaltine e polvilha por cima pra ficar bonitinho. =P

Leve ao congelador e deixe lá por, pelo menos, 4 horas.

Depois disso, é só comer e ser feliz! =D

Opcional:

Na primeira vez que a gente fez, usamos raspas de diamante negro, mas, eu comi o resto que tinha na geladeira. Hahaha

Também acho que colocar uns morangos em cima pra decorar sejam bastante bem-vindos.

Ahazôooooooo!!! @tibah e @denismen parabéns viu, vocês foram maldosos de com força nessa receita…e só presta assim! hahahahaha AMO! ♥

*** (Tibério, JÁ pode fazer esse pavê pra me recepcionar em Recife… fique à vontade…😀 )

bjs

Torta Cremosa de Atum!!!

Padrão

Por Lu

Oi gennnntchy!  😀 olha só, hoje vamos de receitinha muito da prática, aquela das boas que é só bater tudo no liquidificador e ta feito! Hehehehe

Mas antes, preciso também contar uma novidade muito boa! O nosso blog conta com mais uma parceria bacana, afinal as melhores marcas têm passado por aqui né gente? Somos chics benhê 😀 !! E com muito prazer venho dizer a vocês que o Trigo Mirella é agora uma marca parceira! Ela já faz parte do dia a dia das pessoas aqui pelo norte do país, onde é querida e sempre muito bem vinda por todos, e agora estará presente em nossas receitas! \o/

Agora vamos de receita delícia? Eu tava folheando uma das minhas revistinhas de banca de revista (viciada, eu?!) e me deparei com a tal da Torta Cremosa de Atum…Rá, jantar do dia garantido, né?! Olha que beleza:

Você vai precisar de:

Massa

  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • ½ xícara de óleo – usei azeite 
  • 8 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
  • 1 colher (chá) de sal
  • Margarina e farinha de trigo para untar a forma

Recheio

  • 2 latas de atum escorridos –  eu só tinha uma lata e ficou bom
  • 1 tomate picado
  • 1 cebola picada
  • Orégano a gosto – usei majericão
  • 1 copo de requeijão cremoso

P.S.: como eu só tinha colocado uma lata de atum, dei uma incrementada na receita colocando queijo muçarela, azeite, manjericão, azeitonas e tinha uma fatia de presunto perdida na geladeira…coloquei tbm!  hehehe ou seja o recheio vai muito ao seu gosto!

Como faz?

Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador e misture! 😀 óooh que difícil! Hahaha Daí despeja o liquido numa forma untada e enfarinhada, depois misture todos os ingredientes do recheio, exceto o requeijão. Coloca o recheio por cima da massa, e coloca o requeijão à colheradas por cima de tudo. Leva ao forno pra assar por cerca de 30min. Fica muito gostoso bem quentinho, com o requeijão se derretendo… ai ai… 😉

Vatapá de Frango!!

Padrão

Por Lu

Para tudo  minha gente! vatapá de frango??? como assim? eu nunca tinha ouvido falar…desconhecia mesmo! Mas daí que vem a minha querida Aninha com essa e me deixa aqui…babando!

Pois é, essa receita é da amiga Aninha, a brasileira que mora no Uruguai e fica lá, em Montevideo fazendo VATAPÁ kkkkkkkkkkkkkk onde já se viu?! Coisa de brasileiro mesmo né?! ahahahaha Ela nos mandou a receitinha e vamos socializar né, afinal, parece ser delicia demais da conta!

Você vai precisar de:

  • 1kg de peito de frango
  • Temperos ao seu gosto
  • 2 cenouras
  • 2 batatas
  • 1 colher (sopa) de azeite de dendê ou de oliva
  • 1 pão francês
  • 1 vidro de leite de coco

Como faz?

Leve ao fogo o peito com todos os temperos, ponha as cenouras e as batatas e cozinhe, retire do fogo desfie ou corte em cubos o peito e reserve.

O caldo que ficou na panela, liquidifique e leve ao fogo (consistência grosso), ponha o azeite de dendê (se não tiver pode usar azeite de oliva mesmo), a parte coloque o pão francês ou um pedaço dele no leite de coco, liquidifique também e junte ao creme que retirou do fogo. Coloque o frango reservado e volte ao fogo baixo por uns 5 minutos. Sirva com arroz.

A-mey 😀


					

Como é bom brincar com chocolates…

Padrão

Por Lu

… e muito gostoso! Essa páscoa eu fiz diferente, não quis comprar ovos de páscoa, resolvi fazê-los! Daí que eu não tinha muita experiência com o assunto, algumas vezes a muuuito tempo eu ajudei minha mãe fazer e tal, mas sozinha? never! Assim, não se tem muito o que fazer, além de derreter o chocolate e preencher as forminhas, coloca pra gelar, tirar e repete o processo… tá, não é nada profissional e me desculpe as profissas da área, mas aqui em casa foi tudo no improviso mesmo e deu certo!

E não poderia  deixar de compartilhar aqui com vocês esse meu feito né? Afinal, é por causa desse blog que venho evoluindo na arte culinarística aheuhauheuha 

Esses ovinhos fiz para amigos queridos, uma banda de chocolate “normal” e a outra banda recheada com leite condensado e coco, pra ficar no gostinho de chocolate prestígio!

No domingo de páscoa, para o almoço na casa de amigos, levei um “Arroz de Bacalhau” que em breve ta por rolando por aqui o post… e tbm para sobremesa essas taças de brigadeiro branco e preto para comer de colher… e ainda por cima, pra ficar “ruim” segui a dica do querido Sillas de colocar chantilly pra da um tcham no visu! hahaha e olha, quem comeu gostou. Agora me diz… tem como brigadeiro ser ruim?!

E aí, rolou alguma comidinha especial no feriado? quer compartilhar com a gente? manda a receita!! blogdaszefinhas@gmail.com

Bjs 😀

Sorvete de abacaxi!

Padrão

Por Amanda

Povo meu, esses dias eu comentei no Twitter, nada mais, nada menos, que 23h, que ia fazer um sorvete de abacaxi, na verdade, a receita é super light, SÓ que, eu não tinha leite condensando light, muito menos creme de leite light, mas a vida é assim e temos que se virar com o que temos não é? Mas já que é pra enfiar o pé na jaca, melhor que seja descentemente né Brasil? kkkkkkkk Então, vai tudo engordante mesmo, uma vez na vida né? besteira…kkkk

Então, eu fui fazer o danado do sorvete, aliás, ou eu fazia ou morria né? kkkkkkkkkk A agunia foi tanta, mas no dia mesmo eu nem pude provar, pq tem o mero detalhe que o sorvete tem que “endurecer” néan? ahahahhahaha mas então, sente aí como é fácil! 😀 ( Só da trabalho no final, vocês vão entender porque…)

Você vai precisar de:

  • 1 abacaxi inteiro ( pode ser pequeno)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 limão
  • 2 claras

Fazendo:

Bem, primeiro de tudo nessa vida, corte o abacaxi em cubinhos e coloque pra “cozinhar” em pouco de água e 1 colher de açúcar, só isso. Espere ficar em ponto de calda( esse é o pulo do gato da receita, com o “doce” o sabor do sorvete fica mais apurado). Quando esse doce tiver pronto, em ponto de calda mesmo, coloque no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite e o suco de 1 limão. Bata bastante e peneire: reserve. Agora vamos para uma parte que eu NÃO entendi da receita: as claras em neve (?). Eu não entendi mesmo, mas achei melhor  não contrariar, vamos lá. Bata as claras até ponto de neve ( bem durinho) e então acrescente o creme. Bata bastante e coloque no congelador. BEM, agora a parte mais CHATA da receita: depois de quase congelado, retire e passe NOVAMENTE no liquidificador. Pronto, aí agora é realmente só esperar.

P.S.: eu não entendi o final, mas eu ACHO que o aspecto de sorvete de verdade vem das claras, só pode ser! kkkkkkkkk O importante que ficou super, mega gostoso e com uma aparência de sorvete de verdade verdadeiro. kkkkkkkkkkk

Farofa de Jerimum!

Padrão

Por Amanda

Oiiiiiiiii gentyyyyy! Faz tempo que não ando cozinhando, fato, mas a vida tá corrida demais meu povo! Entrei naquele período que deixa qualquer ser mortal de cabelos em pé: monografia! Se meu professor orientador tiver vendo esse post, eu peço que ele tenha muita paciência com a minha pessoa, pq eu estou quase pirando e não consigo escrever 1 folha descente! kkkkkkkkkkk

Problemas à parte, hoje eu acordei com vontade de fazer comida. Vou retirar o dia de hoje da dieta, pra quê né? Dieta não leva ninguém a lugar nenhum..kkkkkkkkkk

Então, como o almoço por aqui já estava pronto, eu achei em minhas revistinhas uma farofa de Jerimum, e como tinha um dando sopa na minha geladeira, eu quis incrementar o almoço com esse acompanhando totalmente diferente, fashion, master power: FAROFA! kkkkk Mas como hoje é feriado, não dá pra ser farofa de manteiga e coloral né? haahahah Então tentei a receitinha, muito simples, muito básica, mas ficou deliciosaaaa! Deu todo um tcham no almoço. heeheheh

Detalhe para a foto que eu achei super! kkkkkkkkk

Então, é tão fácil que chega da vergonha de explicar! kkkkkkkkkkkk Mas eu estou tanto tempo sem blogar que quis fazer tudo bem direitinho, com foto de passo-a-passo e tudo. Tudo desenhado pra vocês se empolgarem na hora de fazer uma farofa! kkkkkkkkkkk

Você vai precisar de:

  • Jerimum ( na quantidade que achar necessário, eu usei pouco pq era pra fazer um tiquinho só pra 2 pessoas)
  • Um pouco de cebola cortadinha
  • Azeite
  • Sal
  • Farinha de mandioca

Fazendo:

Cozinhe o jerimum em cubinhos, depois é só escorrer e dar uma amassada de leve, pra ficar pedaços grandes. Doure a cebola no azeite, acrescente um pouco de sal, o jerimum amassado e logo em seguida a farinha de mandioca. Pronto! 😀

Coelhinho da páscoa que trazes pra mim…

Padrão

Por Lu

Aêeeee chegou a época do ano mais gostosa, aquela em que podemos enfiar o pé na jaca e comer chocolates sem culpas (nem sempre…) Maaaaas, vamos relaxar o coração, que se você se enche de chocolates, pode “aliviar a culpa” comendo peixe né? hihihihi Ué, vamos balancear a coisa né gente, pensamento positivo! 😀

Então, deixa eu dizer uma coisa pra vocês… nosso blog é pobrinho sabe… hehehe aí tipo, não dá pra fazer antecipadamente váaarias delícias de páscoa pra mostrar pra vocês e tal…mas podemos deixar aqui algumas sugestões que já foram postadas anteriomente aqui no bloguito! E aí, que tal??? Tá pensando em fazer alguma delicia pro feriado e não sabe? Tem coisa aqui óoo no nosso arquivo! Aqui vai algumas sugestões:

Saladas:

Salada de Grão de Bico

 Salada de Pessego

 Salada Tropical

Acompanhamentos:

Purê de Abóbora

Gratinado de Batatas         

Batatas Sauté  

Arroz à Piamontese

Pratos com Camarão:

Bobó de Camarão  

Camarão Gratinado com Couve Flor  

Cuscuz de Camarão 

Pratos com Peixe: 

Filé de Pescada ao Forno 

Bacalhau ao Forno com Batatas 

Salada de Bacalhau com Grão de Bico  

Filé de Peixe ao Forno com Legumes  (amo)

Sobremesas:

Nega Maluca (imbatível!)

Sorbet

Bolo de Caneca

Sorvete de Chocolate Branco

Brownie

Ok, Ok… eu sei que com tantos ovos de páscoa rolando por aí você nem vai sonhar com sobremesas… mas taí a sugestão! kkkkkkk

Bem eu ainda não resolvi o menu do feriado, mas já tô aqui arquitetando umas coisinhas legais… 😉

Espero que tenham gostado das receitinhas sugeridas!!! 

E se quiser já pode mandar um ovinho assim aqui pra mim viu...tô aceitando!

bjs 😀