Pão Alemão!

Padrão

Por Lu

Êeeeee D. Cema (minha mamys) deu o ar da graça por aqui novamente! E hoje ela veio arrasando na receita hein?! Para tudo e veja o pão fofíssimo da minha veia querida:

Esse é o pão alemão que a Ana Maria Braga fez um dia desses no programa, eu assisti nesse dia e fiquei totalmente encantada pela receita! Achei o máximo essa coisa de você fazer pão no fogão, e não no forno! Tipo, pão cozido? Como asséeeeem meu povo?! Pois é, minha mamãezinha testou a receita e relatou com riqueza de detalhes o sucesso que o danado fez por lá em Recife, aliás, esse da foto foi o 3º que ela fez, de tão bom que é a galera pediu pra ela repetir o feito! Hahahaha

Então,  pra fazer o babadjenho aí você vai precisar de:

  • 15 g de fermento fresco
  • 20 g de açúcar (1 colher de sopa)
  • 50 g de manteiga sem sal
  • 250 ml de leite (temperatura ambiente)
  • 1 ovo
  • 10 g de sal (1/2 colher de sopa)
  • 500 g de farinha de trigo
  • 500 ml de leite (temperatura ambiente)
  • 1 panela grande, cerca de 24 cm de diâmetro

Como faz?

Primeiro você mistura o fermento e o açúcar até dissolver todo o fermento. Depois acrescenta a manteiga, o leite (250ml), o ovo e o sal e mistura tudo. Acrescenta o trigo, mistura e depois pega essa massa e coloca numa bancada enfarinhada pra dá uma surra com vontade trabalhar a massa até que desgrude das mãos. Aí depois deixa a massa descansar por uns 30min.  Passado o tempo, pega essa massa e vai fazendo bolinhas. Pega a panela, unta com manteiga, forra com papel alumínio e unta também o papel alumínio e vai colocando as bolinhas, uma ao lado da outra (partindo do centro), deixando sempre um espaço porque essas bolinhas vão crescer e também não colocar encostada na lateral da panela que é pra elas terem espaço legal pra crescer. Tampa a panela e deixa descansar novamente por mais cerca de 30min ou até dobrarem de tamanho. Daí depois é só colocar os 500ml de leite e levar a panela, tampada, ao fogo (baixo) por cerca de 25min ou até o leite secar.

P.s: Pode parecer complicado… mas não é! Se quiserem ver a Ana Maria fazendo no programa, clica aqui.

Agora eu to aqui no siricutico pra comprar uma panela grande (não tenho! 😦 ) pra testar essa receita também! 😀

Bjs

»

    • Genteeeeeeeeeee!!!! Eu esqueci que temos um panelão e adivinhem..tcharammmm Juancito fez hj o pão, vou mandar as fotos para vcs! bjssss e ah! realmente esse pão é maravilhosooooooo! DELICIAAAAA.

  1. Ahhhh babei por esse pão também, mas como você, eu não tenho uma panelona 😦
    Parabéns pelo blog! Ando me aventurando na cozinha e vim fuçar receitinhas por aqui huahuhua…
    Beijo!

    • Marília! pois é…nós pobres seres sem panela dygna sofre né?! hahaha mas um dia teremos e lembraremos dessa receita com certeza! Muitooo Obrigada, e pode fuçar à vontade, “nóis deixa” pq a gente tbm vive se aventurando! hehehe bjoo, Lu.

  2. Pingback: O Pão Alemão feito por um ZefO!!! « Blog das Zefinhas!

  3. Letícia, eu sinceramente não sei te dizer se dá certo… mas acho que vale a pena tentar, sem esquecer de colocar o leite, pois é ele que vai fazer o pão cozinhar dentro da panela! Se você fizer e der certo, por favor volta a qui pra nos contar?! beijão =*
    Lu

Deixe um comentário

